PARA VINICIUS



Na mitologia grega, um herói ateniense chamado Teseu foi levado em um navio (juntamente com outros jovens) para lutar contra o Minotauro, outra representação grega.

O navio que levava Teseu possuía um mastro com velas negras, mas que na volta, deveriam ser substituídas por velas brancas, caso Teseu conseguisse matar o Minotauro. Como Plutarco registrou, o barco que levava Teseu sofreu inúmeros estragos durante o percurso, principalmente por causa de ataques e retaliações inimigas ou de saqueadores.

Além de ataques inimigos, o navio apodrecia, os remos se desgastavam e precisavam ser descartados - assim como outras partes do navio. Até o casco foi gradativamente sendo cambiado.

Até a sua volta, o navio de Teseu trocou todas as suas partes. Agora vem a questão:
O navio que foi é o mesmo navio que voltou ?
E se juntássemos todo o material descartado e construíssemos um outro navio, qual seria o navio de Teseu?

Se você pegar uma foto sua antiga, e comparar com uma atual, não vai ser você em nenhuma das fotos, nem na foto antiga, nem na atual.
Você vai estar vendo um estranho… GREAT SCOTT FITTSGERALD!

Como você está em processo de autoanálise, eu quis e fiz questão de procurar reunir uma coletânea de fotos que poderiam ajudá-lo neste quebra-cabeça. Talvez elas lhe tragam memórias esquecidas já, como fizeram para mim. Talvez elas preencham algumas lacunas. De todo modo, pensei em ajudar neste mergulho de auto conhecimento.

Qual é a nossa essência, que chamamos de "Eu?". O que nos torna seres únicos?

Você é um navio de Teseu. Todos os 70% de água no seu corpo nesse momento, vão ser completamente repostos em 2 semanas. Em 4 dias todas as células do seu corpo vão ter sido renovadas por outras. Você é "a work in progress".
Você não é o você de ontem, e nem o de amanhã. O seu Eu de amanhã, você tem toda a liberdade de recriar, segundo o existencialismo de Sartre, e de ser quem você quiser. Assim como quando resolveu ser juiz. O norte que deverá lhe guiar são os valores que Aristóteles nos legou: prazer, riqueza e dignidade. É o que buscamos.

Se existe um “eu” que se reconhece como um cerne, uma unidade, como esta percepção permanece se nós mudamos não só na aparência mas também em nossos gostos, preferências, atitudes, humores, ideologia, modo de pensar e crenças?

O que afinal lhe faz se sentir que é um Eu? Só restou mesmo as suas MEMÓRIAS. Estas são únicas até porque nós gravamos na memória não os fatos que testemunhamos ou vivemos, mas nossos sentimentos particulares na ocasião em que os eventos se desenrolaram. Talvez, de forma até distorcida. O fato é que tudo o que você sabe são as suas próprias ideias, sensações e sentimentos.

Daí, o meu empenho em juntar as suas fotos, porque elas têm o poder de disparar as memórias, para que coisas guardadas nos recônditos do cérebro venham à tona, e você monte este quebra-cabeça.

Estas fotos também atenderão o propósito de permitir que Catherine saiba um pouco quem era o Vinicius antes que ela tivesse vindo ao mundo. Filhos tendem a ver os pais como se eles só existissem como pais, sem terem sido bebês, ou terem tido infância, juventude e vida pregressa.

Fica aqui o meu carinho.


















Categories:

Leave a Reply