Acrylic on canvas - 2010 - 2011


English version at the end.

O elemento animal nas pinturas é totalmente simbólico. O animal pintado sempre possui algo de sagrado, divino ou sobre-humano, e ao mesmo tempo de profano, de sub-humano. Os animais são pintados desde as pinturas das cavernas do homem primitivo. O nascimento de Cristo é retratado entre os animais. A simbologia é diversa e muitas vezes discrepante. Eles podem representar o sexo masculino, o poder, a potência, ou apenas os componentes do animal que habita dentro de nós. Aparecem como parte do inconsciente, do imaginário feminino, representando os componentes eróticos do desejo. O fundamento da natureza humana é o instinto, que todos temos que aprender a controlar e reprimir muitas das vezes. Os instintos reprimidos rondam o homem civilizado, e se insinuam nos seus sonhos mais secretos. Não raro, há um desdobramento da mulher que retrato, ficando uma palpável e telúrica, enquanto o seu duplo aparece, etérea, numa representação entre o prazer carnal e a realização do amor puro e sublime. O primeiro mais instintivo, mais facilmente realizado, o segundo, mais dificilmente alcançável, mas que certamente a redime. Daí que surgiu o título da série, Songs of Innocence and Songs of Experience, co-optado de William Blake, representativo dessa dialética que habita a mulher.



20 x 180 cm - agosto  de 2011

150 x 150 cm  - setembro de 2011

170 x 168 cm - 2011

170 x 170 cm - 2011

180 x 140 cm - 2011

170 x 170 cm - 2011

168 x 168 cm - 2011

165 x 200 cm - 2011

170 cm X 170 cm - 2011

170 x 168 cm - 2011

170 x 168 cm - 2011

163 x 163 cm -  março de 2011

165 x 165 cm - 2010

165 x 165 cm - 2010

165 x 165 cm  - dezembro de 2010


168 x 168 cm  -  2010

The animal element in the paintings is entirely symbolic. The painted animal has something sacred, divine or superhuman, whereas, simultaneously, profane and sub-human. Animals have been painted since the cave paintings of primitive man. Also, the birth of Christ is depicted among the animals. The symbolism is diverse and often disparate. They may represent male power, strength, or the animal impulse that dwells within us. They may appear as part of the unconscious mind, the feminine revelry, representing the components of erotic desire. The foundation of human nature is the instinct that we all have to learn to control and repress most of the times. The repressed instincts lurk civilized man, and insinuate themselves into their most secret dreams. Oftentimes, I portray a split of the woman into a tangible and earthy one, and her double which appears ethereal as a representation of the carnal pleasure and the fulfilment of pure and sublime love. The former more instinctive, and more easily accomplished, the latter, while more difficult to achieve is capable of giving her redemption. Hence, came the title of the series, Songs of Innocence and Songs of Experience, co-opted by William Blake, representative of this dialectic the female experience.


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2 Responses so far.

  1. Ei Rosana,
    A série é maravilhosa, de uma força muito bonita.
    Parabéns pelo trabalho e muito sucesso.

  2. Anônimo says:

    Olá Rosana.

    A sua pintura é sexualmente erótica e navega entre vários desejos e sonhos.
    Gostei, sim!
    Eu que aprendi a apreciar a arte safica.
    Parabéns.
    Igor

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